Dicas de marketing para imobiliárias e corretores de imóveis
Como melhorar o posicionamento do seu site da sua imobiliária

Voltar

Hoje vamos falar um dos procedimentos mais importantes no posicionamento do seu site nos sistemas de buscas: o cadastro da sua imobiliária ou consultoria autônoma no Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e basicamente é um cadastro mais completo da sua imobiliária no Google.

Ele permite que as empresas organizem sua presença online, disponibilizando de maneira prática e rápida informações básicas como o seu site, telefone, endereço e horário de funcionamento.

Antigamente, quando fazíamos uma pesquisa no Google eram exibidos os resultados baseados apenas nas palavras que pesquisamos, mas hoje em dia é um pouco mais complexo.

O Google evoluiu muito e agora também são utilizadas informações do próprio usuário para se exibir os resultados, permitindo buscas mais personalizadas de acordo com a real necessidade de quem procura o serviço.

Por exemplo, ao pesquisar a palavra imobiliária no Google você não verá uma listagem das maiores e mais bem posicionadas imobiliárias do Brasil, mas sim as imobiliárias que estão mais próximas de você. E dai você me pergunta: mas como o Google sabe quais imobiliárias estão mais perto de mim? E a resposta é: através do cadastro delas no Google Meu Negócio.

O processo para cadastrar sua imobiliária no Google Meu Negócio é bem fácil, e a boa notícia é que corretores autônomos que não possuem escritório físico também podem desfrutar desse recurso.

Isso porque o Google permite que você utilize como base a sua área de atuação e não apenas o seu endereço físico.

Para se cadastrar, basta ter uma conta GMAIL, acessar o site do Google Meu Negócio e clicar no item COMECE AGORA. Em seguida, informe o nome da imobiliária e clique em próximo para que você seja direcionado para página onde irá informar o seu endereço.

Caso você seja um corretor autônomo e não possua um escritório físico, preencha com seu endereço residencial e selecione a opção ENTREGO PRODUTOS E PRESTO SERVIÇO PARA MEUS CLIENTES. Em seguida marque a opção OCULTAR MEU ENDEREÇO. Dessa maneira ficará visível para o público apenas seu telefone e site.

Na próxima tela você deverá inserir informações a respeito da sua região de atuação, que pode ser ao redor do endereço que inseriu anteriormente ou em alguma localidade específica. Nesse caso você precisa apenas informar o CEP dessa região.

No caso de imobiliárias ou corretores com escritório físico, basta preencher o endereço e clicar em próximo sem marcar nenhum item e assim o seu endereço será utilizado como base nos resultados das pesquisas.

Na próxima tela você irá inserir o seu telefone principal e o endereço do seu site. Confirme que o endereço do site está completo e correto porque esse link irá ajudar bastante no posicionamento do seu site nas pesquisas.

Depois de concluir o cadastro no site será necessário confirmar que o seu endereço é válido. Essa confirmação é feita via correio e você receberá em cerca de 5 dias úteis um envelope contendo as instruções de confirmação e um código.

Após a confirmação do seu endereço, o painel irá permitir que faça mais edições, inserindo informações complementares como horário de funcionamento, descrição da empresa e até fotos do local.

Além das vantagens nas pesquisas que eu já citei, através do Google Meu Negócio você também poderá interagir com seus clientes, respondendo a comentários feitos sobre a sua imobiliária.

Também é disponibilizado mensalmente um relatório com informações a respeito das pesquisas realizadas que levaram até seu site, mostrando inclusive os usuários que fizeram essas pesquisas.

Cadastrar sua imobiliária no Google Meu Negócio é um passo importante na sua relação com o Google, o que poderá fazer diferença quando o Google tiver que decidir entre milhares de sites que estão disputando as mesmas palavras-chave que você.

Agora que você já sabe a importância do Google Meu Negócio e que ele é gratuito, eu recomendo que você acesse o site do Google Meu Negócio e se cadastre agora mesmo.

Data: 18/03/16